23 novembro, 2007

Bloco comunista... olá!

O Exército de Libertação Nacional da Colômbia é uma organização guerrilheira, que encontrou sua inspiração na ideologia comunista. Possuindo caráter político-militar foi criado em Simacota em 7 de janeiro de 1965 por Fabio Vasquez Castano, inspirado pela experiência bem sucedida da Revolução Cubana. É o segundo maior grupo rebelde da Colômbia sendo superado apenas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC.
Numa sociedade como a colombiana onde as desigualdades sociais se fazem sentir de forma gritante, este movimento atraiu desde o seu início vários padres católicos, inspirados pela Teologia da Libertação. Uma parte significativa de seus rendimentos originam-se do "imposto de guerra", das companhias petrolíferas, e dos seqüestros a troco de resgate, "descobertos" no início dos anos de 1970, sendo O ELN responsável pela maioria dos seqüestros ocorridos na Colômbia.
Contrariamente às FARC, o ELN não se dedica ao negócio da droga. Seu líder histórico, Manuel Perez, um padre espanhol que chefiou o movimento durante cerca duas décadas (até 1998) sempre se opôs. Não detendo uma máquina militar que se compare à das FARC, nem o poderio das forças governamentais, o ELN dedica-se principalmente à sabotagem de infra-estruturas, precipuamente da indústria petrolífera e da rede elétrica.
Pois é, o que está na Colômbia, ao que tudo indica, estará no Mercosul muito em breve... Há um plano "Chávez", parceiro do ELN, de tomada do poder no Cone Sul, tendo esse ideário comunista, como primeiro e mais importante passo, a admissão da Venezuela no bloco econômico. Obtido êxito, com as "Chávez" abrir-se-á o cadeado de um comunismo acéfalo e nossa "democracia" moribunda e exilada assistirá do calaboço da história a formação da "Força Latina Pela Libertação" (FLL), sedimentando a ditadura da esquerda comunista contra o "imperialismo"...
Pois é essa democracia Chavista que encontra como seu maior defensor e entusiasta o nosso Presidente... Quem? Como? Onde?
Estejam avisados...

Um comentário:

Fabio disse...

Olá. A Lilian do Cantinho Bom me recomendou o seu blog sobre política. Bem interessante. E de fato, esse populismo armamentista do Chavez é um fato que pode fugir do controle se os boatos se confirmarem.
Abs