06 novembro, 2010

PT ONIPRESENTE E EM TRÊS TEMPOS.

PT no governo, português mal tratado...
Nosso chucro Presidente, legítimo representante desta ignóbil sociedade, resolveu agora atacar de imortal, de Evanildo Cavalcante Bechara, às avessas... Quer porque quer, que Rousseff, a Presidente mais macho da história deste país, seja tratada por Presidenta... Foram oito anos de constantes agressões e despautérios linguisticos ao nosso velho e bom português que o nosso mais popular "da Silva" perpetrou. Eufórico por mais uma vitória neste país tupiniquim, quer "despedir-se" conferirindo gênero a uma palavra invariável, dando orígem ao mais profundo paradoxo: Lula X português... Em sua boca o português torna-se um dialeto confortável entre os menos assíduos alunos do Mobral e inteligível pela maior parcela da sociedade brasileira, porém uma incontestável agressão a norma culta... Mas pasmem, Presidenta, embora originariamente invariável tem sido incorporada a alguns dicionários que também trabalham incorporando o popularesco. O Aurélio, Houaiss, por exemplo, trazem que Presidente pode variar em gênero, outros que primam pela norma culta, já não admitem tal variação. Portanto, embora soe mal aos ouvidos mais treinados, admite-se pela ignorância popular a denominação Presidenta, utilizada inclusive em algumas republiquetas de 3º mundo... Vale lembrar, aos que criticam ou mesmo não aceitam referida variação, não se trataria de uma questão gramatical, mas sim pela boa crítica bem fundamentada,  de um "erro" de semântica. Por isso, peço cuidado aos senhores parlamentares de oposição mais afoitos... O problema em aceitar o feminino de Presidente como sendo Presidenta é olhar para Dilma e perceber o gênero feminino na pessoa... E deixo aqui um recado para o marketing do PT, avise ao nobre Presidente, que Presidento não se permite, ao menos até que ele crie e o povo comece a repetir, aí, de repente, o sr. Aurélio resolverá incorporar no gênero popularesco dando mais uma "bicuda" na lingua portuguesa culta... Lula, em verdade, apenas é um poeta da lingua portuguesa que trabalha exacerbadamente com licenças poéticas...
Mudando um pouco de foco, mas não deixando o cunho ameno deste post, nossa digníssima Presidente [não vou aderir à sua variação semântica com relação à Rousseff, entendendo incompatível], afirmou em toda sua campanha que tinha como uma de suas missões precípuas a desoneração da carga tributária. Nossa digníssima ainda nem assumiu, mas já se ventila com ares de vendaval nos confins do Congresso o retorno fantasmagórico da CPMF, agora sob nova sigla CSS (Contribuição Social para Saúde). Um bom começo que não merece maiores comentários...
E para terminar, me veio a necessidade de proferir minha manifestação volitiva de índole crítica ao que concerne a representatividade política que possui o PT nas mais diversas áreas onde se aventure um militante seu. Vamos perfunctoriamente aos fatos:
NO Prêmio Jabuti deste ano o jornalista Edney Silvestre ficou em primeiro lugar entre os romances com “Se Eu Fechar os Olhos Agora’’ (Record). Em seguida, vieram “Leite Derramado’’, de Chico Buarque; e “Os Espiões’’, de Luis Fernando Verissimo. Para muitos esta informação não causaria grande espanto, não fosse a forma como o processo se desenhou... O Jabuti se divide em muitas categorias, a saber (a lista é grande): Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Biografia, Reportagem, Infantil, Juvenil, Capa, Teoria e Crítica Literária, Tradução, Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, Projeto Gráfico, Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, Educação, Psicologia e Psicanálise, Didático e Paradidático, Economia, Administração e Negócios, Direito, Ciências Humanas, Ciências Naturais e da Saúde, Tradução de Obra Literária do Espanhol para o Português. O Jabuti se divide em muitas categorias, a saber (a lista é grande): Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Biografia, Reportagem, Infantil, Juvenil, Capa, Teoria e Crítica Literária, Tradução, Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, Projeto Gráfico, Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, Educação, Psicologia e Psicanálise, Didático e Paradidático, Economia, Administração e Negócios, Direito, Ciências Humanas, Ciências Naturais e da Saúde, Tradução de Obra Literária do Espanhol para o Português. O Jabuti se divide em muitas categorias, a saber (a lista é grande): Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Biografia, Reportagem, Infantil, Juvenil, Capa, Teoria e Crítica Literária, Tradução, Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, Projeto Gráfico, Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, Educação, Psicologia e Psicanálise, Didático e Paradidático, Economia, Administração e Negócios, Direito, Ciências Humanas, Ciências Naturais e da Saúde, Tradução de Obra Literária do Espanhol para o Português. O Leite Derramado, por Chico Buarque de Holanda, ficou em 2º lugar na categoria "romance", que está no grupo de ficção. Para espanto geral, o 2º lugar de uma subcategoria se transformou em 1º lugar, como em um passe de mágica, da categoria geral, sagrando-se portanto no grande vencedor da noite... Teria havido obediência a uma lógica asinina [própria de um asno]? Acho pouco provável... Simplesmente, na mão grande,  usurparam o prêmio do brilhante Edney Silvestre ou de José Resende Jr., este 1º lugar na categoria de "contos e crônicas" em fato inédito... Saiu o merecimento e entrou a fatídica indicação política, o tráfico de influências  em prol da militância petralha...
Mas não é que esta máfia, esta quadrilha, que este povo asinino escolheu para nos representar...
Dizem certas bocas bem informadas, que além do profundo grau de estupefação que gerou esta premiação teria gerado um certo constrangimento quando do momento da entrega do prêmio... Por que será? Será que ainda não se acostumaram com o sistema?
Como se percebe, o PT está onipresente em nossas vidas. Traficando influências, nos enganando e alterando até o nosso bom e velho português, colocando palavras em nossas bocas que não se revelariam de bom tom serem emitidas...

7 comentários:

PGC-MP disse...

Uma característica da esquerda é esse culto da personalidade exacerbado.

Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ziraldo, Jaguar...São considerados "heróis da luta marxista" no Brasil, e essa idolatria toda não passa de marketing político.

Se esses caras tivessem surgido hoje, e fossem julgados somente pelo valor artístico de suas obras, não receberiam metade da atenção que recebem.

Mas como representam o "movimento", como são os porta-vozes da "luta", recebem o que Deus e os cofres públicos puderem lhes servir...

É muito escroto.

Rafael disse...

Onde os petralhas metem as mãos esculhamba tudo realmente. hehe

Muito bom rapaz!!

Professor Soares disse...

Teremos que conviver mais oito anos com isso. Parabéns por bem espelhar o que passamos e o que teremos que passar.
Muito inteligente e bem escrito seus textos. Vocabulário rico e um sarcasmo muito interessante.

Benedito Junior disse...

"...o retorno fantasmagórico da CPMF, agora sob nova sigla CSS (Contribuição Social para Saúde). Um bom começo que não merece maiores comentários..."

Vc não tem tipo de quem ousou pagamento da mesma. Teu texto é extremamente emoçional. Apenas bem escrito. Engula teu ódio com a economia do país em pleno crescimento, e faça valer a força de dar valor ao que está bom. Desenha na bandeira brasileira uma "BUNDA", e fala que o LULA NÃO RESPEITA O PAIS???

PO FALA SÉRIO MEO!!!

Rodrigo Ribeiro Cruz disse...

Lan House... Quem é você p falar mal do escritor do blog com essa pobreza de fundamentos? Deveria ler mais p poder criticar.
O Sarmento não tem ódio de ninguém, só escreve as verdades que deveriam ser ditas de uma forma inteligente e irônica, o que irrita bobalhão desgorvernado pelo PT e que possivelmente não sabe nem que dia é hj...

Sarmento,
Desculpe, é q vejo essas antas querendo criticar falando bobagens e perdendo tempo de alfabetização, me dá pena.

Abração, seu blog é um show!!

Antonio disse...

Os vagabundos do Congresso e a Dilma, com o apoio de Lula, irao ter aumento de salario:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/828061-para-lula-aumento-dos-salarios-do-congresso-e-de-dilma-e-justo.shtml

Pois é galera, estamos sendo feito de otarios na cara dura: trabalhando para pagar o salarios desses vagabundos que fazem o que bem entendem e riem da nossa cara.

O pior é que a maioria do povo brasileiro nem sabem disso, ou se sabem, nao estao nem preocupados. Basta negar isso e dizer que o Brasil é um pais maravilhos. Assim o brasileiro vai vivendo.

Marcio Canuto disse...

Amigo, o post com seu blog é espetacular. Adorei sua crítica ao Lula quanto a lingua portuguesa.

Pena que poucas pessoas vão entender o que você escreve... Meus parabens!